Bruxismo além da placa de mordida

Se você tem dor na face, dor de cabeça muito forte, dentes que quebram “do nada”,provavelmente você está com bruxismo.

Com esse momento bem estressante que estamos passando uma grande parte da população mundial está com esse problema.

O bruxismo é tratado pelo cirurgião dentista através de placas miorrelaxantes, aparelhos ortodônticos e ortopédicos para chegar em uma oclusão (mordida) mais harmônica. Mas infelizmente alguns casos a dor não melhora.

Minha formação em odontologia, me permitiu conviver com esses pacientes. Precisava de algo que melhorasse a qualidade de vida dessas pessoas. Em 1996 já fazia estágio com dentistas especialistas em DTM (disfunção temporo-mandibular). Usavam eletroestimulação, placas, aparelhos, etc.

Via caso de pessoas que tentaram o suicídio por causa da dor.

Comecei usar a toxina botulínica (Botox), que melhora muito a situação, só que seu efeito relaxante dura de 3 a 4 meses. Então procurei outros tipos de tratamentos e encontrei vários que em conjunto melhoram a qualidade de vida do paciente.

Que tratamentos são esses? Você deve estar se perguntando. São os que eu chamo de integrativos.

O que são? Como atuam?

Pois bem são técnicas que funcionam além da boca. Tratam da pessoa como um todo e não só a “parte danificada”. Nessas técnicas estão incluídas a acupuntura, a auriculoterapia, a cromoterapia, alinhamento de chacras, autoconhecimento, entre outras.


O paciente não é o que recebe tudo pacientemente, mas sim parte integrante para resolução do problema. A partir de uma entrevista (anamnese) conseguimos entender o porquê da reação de querer se “machucar” (apertando os dentes) e juntos vamos montar um tratamento individualizado.

Lembrando que deve-se continuar o tratamento dentário.

Juntos somos mais fortes!

Namaste

Leia mais